segunda-feira, 21 de junho de 2010

Um só corpo e muitas cabeças.


Fico pensando em um corpo assim, é uma verdadeira aberração.
É algo estranho, esquisito, que deve provocar repuguinancia.
É uma deformidade terrível, e algo macabro, uma verdadeira anomalia.
Tantas cabeças em um só corpo deve gerar uma grande confusão, cada cabeça tomando um rumo diferente, querendo ir para um lugar diferente, pensar diferente, deve ser um verdadeiro caos.
Fico pensando no corpo, coitado, como ele reage? A quem ele obedece? A quem ele atende, ou ouve? É muita cabeça dando ordem, passando informação para ele.
Ele deve ficar confuso, desnorteado, sem rumo certo, dando voltas em torno de si mesmo, até ficar tonto e perder a noção das coisas.
Imagine uma cabeça dizendo para um pé: vá para direita; e a outra dizendo para o outro: vá para esquerda. Uma outra cabeça dizendo para um braço: abraça, e a outra dizendo para outro: afaste, empurre.
Parece engraçado, não é? Mas na verdade, é triste, é trágico, não é normal algo assim.
Lamentavelmente, vejo a igreja de CRISTO como esse corpo que descrevi. Tonta, desnorteada, sem rumo, sem saber para onde ir ou a quem deve seguir.
São muitas cabeças, muita gente mandando, tem muita cabeça para um só corpo.
Vejo o corpo de Cristo que é a igreja; doente, enferma, pois a verdadeira cabeça que é cristo, tem sido substituída por muitas cabeças que se importam com tudo, menos com o corpo de cristo. Elas se importam em esta na mídia, na política, no carrão do ano, nos holofotes, nos púlpitos bonitos e ricos das grandes igrejas. Mas e o corpo de Cristo, como fica?
Tem cabeça no corpo de Cristo (a igreja) querendo ser tudo. Vidente (profeta) apostolo, pai-postolo e por ai vai.
Há quem diga que tem gente querendo ser vice DEUS.
Para essas cabeças brilhantes, de mente fértil, mirabolante e fantástica, ai vai um recado de Paulo, o apostolo do Senhor Jesus. Ele diz em Romanos (12.3):
Por que pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que DEUS repartiu a cada um.
Ou esse que está em (efésios 5.23 parte a): por que o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja.

Pense nisso.


Naum Esteves.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caro Naum,parabéns pela obra.
    vi o quadro da árvore (formando um rosto) no seu blog e achei muito sugestivo, mas não descobri quem é o autor. Você pode me informar?
    Grato. Abraços,
    Daniela

    ResponderExcluir