quarta-feira, 23 de junho de 2010



Quem quer ser útil arranja um jeito, quem não quer arranja uma desculpa.
            
Sempre ouvi essa frase de um dos meus irmãos mais velhos. Ele sempre falava isso quando alguém colocava alguma dificuldade para fazer alguma coisa, principalmente se era para o reino de DEUS.
Ele tinha e tem razão, é assim mesmo, aquele que não quer trabalhar, ser útil, fazer algo, seja na sua vida cotidiana ou no reino de DEUS, sempre arranja uma desculpa, uma forma de fugir, de se esquivar, de dizer “não posso”.
Isso me faz lembrar de um episódio ocorrido com um adolescente e um senhor. Os dois precisavam trabalhar, tentaram de todas as formas arranjar um emprego, mas não aparecia nada. Até que chegaram em uma empresa e foi oferecido um emprego de mecânico. O responsável pela empresa perguntou se eles trabalhavam nessa área e o mais velho de pronto respondeu sim, eu trabalho, sim, senhor. Então tudo bem, disse o responsável pela empresa, tenho um trabalho para vocês. Temos um motor ai para ser concertado, você pode começar quando quiser.
Era só um bico como diz a gíria ai fora, mas eles toparam a parada. Detalhe nem um dos dois entendia nada de mecânica, absolutamente nada. “Tive uma idéia”, disse o mais velho, vamos a uma empresa que tenha o motor você desenha ele para mim e eu pelo desenho monto o motor que está danificado. E assim fizeram. Por incrível que pareça, deu certo.
Quem quer ser útil, e eles queriam, arranja um jeito, quem não quer arranja uma desculpa.
Jesus estava com uma grande multidão, já era tarde, havia muita gente. Felipe um dos discípulos, diz ao mestre, senhor despede a multidão para que vá e compre alimentos pelas aldeias.Mas ele ouviu de Jesus algo que ele jamais imaginaria ouvir. Jesus diz “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Como alimentar tanta gente ali no meio do nada? Nem se tivessem dinheiro não teriam onde comprar. De repente, um jovem fala, “eu tenho cinco pães e dois peixinhos”. Santa ingenuidade, como alimentar tanta gente com cinco pães e dois peixinhos? Mas O jovem queria ajudar, ser útil, fazer algo diante daquela situação.
Jesus honrou a sua atitude mandou que ele trouxesse os pães e os peixes. Mandou o povo se assentar, deu graças e uma multidão de cinco mil pessoas comeu, sem contar mulheres e crianças. (João 6.1a 15).
Quem quer ser útil arranja um jeito quem não quer arranja uma desculpa.
Não sei onde você se enquadra, se nos que dão desculpas, dizendo não sei, não posso, não tenho tempo, ou nos que sempre arranjam um jeito de serem úteis. De uma coisa eu sei, DEUS e você sabem.

Pense nisto!
Naum Esteves


Nenhum comentário:

Postar um comentário